Cartaz de divulgação da exposição "Fighting Racism" ©

Cartaz de divulgação da exposição "Fighting Racism" ©

A exposição Fighting Racism! 40 Years of Memory in Afro-Brazilian posters na Universidade da Pensilvânia (Upenn)

A exposição foi realizada com curadoria de Paulo C. Ramos entre abril e maio de 2022 e abordou a luta contra o racismo a partir de cartazes do movimento negro brasileiro

Equipe Afro Memória

A exposição Fighting Racism! 40 Years of Memory in Afro-Brazilian posters, realizada com curadoria de Paulo Cesar Ramos na Universidade da Pensilvânia entre abril e maio de 2022, retratou 40 anos de luta contra o racismo a partir do olhar de cartazes produzidos pelo movimento negro brasileiro. Foram utilizados cartazes provenientes dos acervos da Soweto Organização Negra e de Reginaldo Bispo e Margarida Barbosa, ambos salvaguardados no Arquivo Edgard Leuenroth no âmbito do Projeto afro Memória.

A exposição retratou alguns dos importantes atores e episódios do movimento negro brasileiro contemporâneo e sua luta pela vida, pelo patrimônio cultural e pelas terras. Para montá-la, foi necessário selecionar os principais temas apresentados no protesto negro, reconhecer as principais palavras de ordem e fazer uma mediação entre o que é mais valorizado pelo movimento e o que era indispensável de trazer para o público internacional da Universidade da Pensilvânia.

Assim, foi possível montar um mosaico que abordava parte fundamental das referências do antirracismo brasileiro: o Quilombo de Palmares e Zumbi dos Palmares, a interpretação que o movimento negro faz do processo de abolição da escravatura, a contribuição que os negros deram à construção do principal partido Partido dos Trabalhadores e a luta que os negros empreenderam para serem reconhecidos no processo de redemocratização (1985-1989).

A mostra contou com o suporte da Africana Studies da Upenn, e contou com ajuda do Professor Michael Hanchard, Professora Tulia Falleti, Professora Marcia Lima, Professor Aldair Rodriguesm Professor Mário Medeiros, Ana Gabriela Jiménez Maria Julia Ananias, Huri Paz, Isabela Salgado e David Lacerda.

Realização e Parcerias

financiamento