©

©

Michael Hanchard faz agenda de atividades em São Paulo junto ao Projeto Afro Memória

O Professor da Universidade da Pensilvânia (Upenn) realizará uma agenda de atividades públicas na semana do dia 12 a 16 de junho em parceria com o Projeto Afro Memória

O professor Michael Hanchard, autor do importante e polêmico livro "Orfeu e o Poder: o movimento negro no Rio de Janeiro e em São Paulo (1945-1988)" e, membro do Centro de Estudos Africanos da Universidade da Pensilvânia, estará em São Paulo para uma série de atividades e encontros com organizações negras e acadêmicas. Próximo de lideranças negras brasileiras e reconhecido internacionalmente por sua pesquisa e ensino sobre teoria política contemporânea, nacionalismo, racismo, democracia e cidadania, o professor Hanchard traz consigo uma vasta experiência e conhecimento sobre esses temas.

Doutor em Política pela Universidade de Princeton em 1991, o professor tem em seu currículo obras aclamadas, como, além do "Orfeu", "Política Racial no Brasil Contemporâneo " e Party Politics. Seu livro mais recente, "The Spectre of Race: How Discrimination Haunts Western Democracy", recebeu o prestigioso prêmio Ralphe J. Bunche da American Political Science Association em 2019 como melhor livro sobre pluralismo étnico e cultural. Além disso, o foi eleito para a Academia Americana de Artes e Ciências em 2021, um reconhecimento de sua contribuição acadêmica significativa.

Durante sua estada em São Paulo, o professor Hanchard participará de uma série de atividades e reuniões com diversos intelectuais, ativistas e instituições. Alguns dos destaques de sua agenda são:

18h: Reunião com o Movimento Negro, na sede da Soweto Organização Negra (R. Silveira Martins, 132), São Paulo.

14/06, quarta-feira:

10h: Visita ao Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/Unicamp), onde o Professor conhecerá todas as dependências, os acervos os procedimentos técnicos e a equipe do Arquivo.

15h: Palestra para Alunos do IFCH com o tema "Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao Racismo e ao Fascismo" organizada em conjunto com o IFCH. O evento será transmitido pelo canal do Youtube do IFCH-Unicamp e ocorrerá no Fausto Castilho.

15/06, quinta-feira:

15h30 - Palestra na USP: "Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao racismo e ao fascismo organizada" em conjunto com a Pró Reitoria de Inclusão, Programa de Pós Graduação em Sociologia e Instituto de Psicologia da USP. A mesa contará com a presença da Pró-Reitora e representantes do Movimento Negro. O evento será transmitido pelo canal do Youtube da FFLCH-USP e será realizada no Auditório Nicolau Sevecenko no prédio da História e Geografia.

A visita do professor Michael Hanchard proporcionará um importante espaço para reflexões e debates sobre temas cruciais para a sociedade contemporânea. Sua vasta expertise e perspectiva internacional enriquecerão os diálogos e contribuirão para a promoção da igualdade racial e o enfrentamento do racismo.

O Núcleo Afro CEBRAP, por meio do Projeto Afro Memória, está sendo o anfitrião do Professor Hanchard. O projeto resulta de um esforço coletivo que envolve o AFRO-CEBRAP, linha de pesquisa “Hip hop em trânsito” do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Unicamp, o Programa para Populações Marginalizadas, da Universidade da Pensilvânia e o Arquivo Edgard Leuenroth (@ael.unicamp), onde os acervos são preservados e disponibilizados para pesquisa. As atividades contam com apoio da Porticus Foundation (@porticusglobal), Instituto Ibirapitanga (@iibirapitanga), Fundação Tide Setubal, FAPESP, Open Society (@opensocietyfoundaitons), UCLA Archives in Danger e Universidade da Pensilvânia.

Realização e Parcerias

financiamento